As normas de higiene, desinfeção e esterilização já faziam parte integrante da nossa forma de trabalhar. No entanto, com a chegada da pandemia Covid-19 entendemos que, para segurança dos nossos pacientes e de toda a equipa Nuno Quaresma, seria necessário repensar rotinas, normas e protocolos. Neste sentido, foram realizadas adaptações tecnológicas, adquiridos todos os Equipamentos de Proteção Individual definidos pela DGS, reorganizada a estrutura interna do funcionamento da clínica e definidos novos protocolos de consulta.
- Adaptações Tecnológicas
– Sistema de renovação do ar
A clínica implementou um sistema de extração/renovação de ar que assegura uma circulação de ar ao nível dos padrões mais exigentes para a Medicina Dentária.
Apesar de a diretiva 22/2020 da DGS não quantificar os valores para a renovação do ar, os sistemas que implementámos garantem uma renovação do ar nos gabinetes operatórios de até 95% entre os 15 e os 30 minutos e de até 99,5% ao fim de uma hora (equivalente a 6 renovações/hora do volume de ar).
– Sistemas rotativos antirretorno
Todos os instrumentos de preparação dentária, nomeadamente turbinas e contra ângulos possuem sistemas antirretorno que impedem o refluxo de ar para as tubagens.
-Filtros HEPA
Instalámos filtros HEPA na aspiração de ar de todas as cadeiras, de forma a eliminar praticamente todos os elementos em suspensão: eliminam mais de 99,999% das partículas. Desta forma, o ar que sai do sistema está limpo.
- Equipamento de Proteção Individual
Foram adquiridos também pela clínica, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) altamente específicos, recomendados pela DGS. A colocação e remoção destes equipamentos de proteção individual segue rigorosamente o previsto nas normas da DGS, sendo obrigatória a utilização do segundo par de luvas também pela assistente de consultório.
- Reorganização interna do funcionamento da clínica
– Horário de funcionamento alargado, das 07:00 às 21:00, de 2ª a 6ª feira, trabalhando toda a equipa em turnos desfasados.
– Intervalo mínimo de 15 minutos entre consultas, para que os pacientes não se cruzem
– Sala de espera disponível apenas para um paciente de cada vez
– Salvo raras exceções, não são permitidos acompanhantes
- Novos protocolos de consulta
– O paciente é obrigado a utilizar máscara o tempo todo que passe na clínica, à exceção do período operatório.
– À entrada da clínica é medida a temperatura e o paciente deve colocar protetores descartáveis de pés, bem como desinfetar as mãos. Se não tiver máscara, ser-lhe-á fornecida uma neste momento.
– Haverá sempre um gabinete em repouso, ou seja, nunca são realizadas duas consultas seguidas no mesmo gabinete de forma a garantir a eficaz atuação do sistema de extração/renovação de ar na eliminação de partículas presentes nos aerossóis gerados em alguns procedimentos.
– Desinfeção dos gabinetes após cada consulta e novamente antes da consulta seguinte, com o período de repouso do gabinete entre as duas desinfeções.
O mundo mudou e, com ele, mudou a forma como fazemos as coisas mais básicas do dia-a-dia, desde o cumprimento matinal ao colega quando chegamos ao trabalho, à ida ao dentista. Estas adaptações foram realizadas a pensar na sua segurança, na segurança da nossa equipa e na necessidade de mantermos sempre para com os nossos pacientes o compromisso de excelência a que os habituámos. Até já.
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